quarta-feira, 22 de abril de 2015

Sabe porque dia 22 de Abril é o dia da grande mentira Brasileira?? saiba porque...

Posted by   on




22 de Abril!!!
Comemoramos hoje o dia da mentira do descobrimento do Brasil.
Convido aos amigos a entenderem um pouco do que aconteceu por volta de 1500.
No século XV, mais precisamente em 1494 uma lei criada entre os Reis de Espanha e Portugal dividia o “Mundo Novo” entre eles, nesta divisão a maior parte do Brasil atual pertenceria a Espanha e para Portugal ficariam as terras da Costa do Atlântico.
Por nunca ter sido respeitado por Portugal tal tratado, foi em 1534, com as Capitanias Hereditárias, distribuídas grande partes destas terras para famílias ligadas a Coroa Portuguesa, e a exploração tomou conta, iniciada por caminhos dentro da Amazônia, seguido pelo descobrimento do ouro em Minas Gerais e invadindo São Paulo a dentro, através do Bandeirantes, acabavam por dizimar os índios e assim por diante..
Nessas alturas, o Tratado de Tordesilhas só servia mesmo como papel para que os Portugueses exploradores limpassem os seus traseiros, pois nunca foi respeitado.
Em 1750, outro Tratado foi feito, o Tratado de Madri, que tbm não foi respeitado.
Neste meio tempo ouvia-se aqui no Sul do mundo o grito dado por Sepé Tiaraju:
- CO YVY OGUERECO YARA ( Esta terra tem dono)
Em 1777, com o Tratado de Santo Ildefonso tentava-se novamente definir os limites entre as colônias sul-americanas, pondo fim assim às disputas pelos Portugueses. Neste tratado Portugal cedeu a Colônia do Sacramento ao estuário da Prata, mas recebeu de presente os atuais estados do Mato Grosso do Sul, Amazônia, santa Catarina e Rio Grande do Sul. Área em que pertencia aos Sete Povos das Missões.
As revoluções estavam em alta em toda América com a disputa pelas terras, onde os verdadeiros donos, os Índios nativos eram os mais prejudicados.
O Uruguai, terra de espanhóis que havia sido invadida por Portugueses acabou sendo anexado ao Brasil em 1821 e chamado de província Cisplatina, mas consegui expulsar os brasileiros em 1825. Felizes deles que proclamaram sua independência pouco depois em 1828.
Resumindo, nós Sulistas ficamos escravos de Portugal até 1822 porque não tivemos as virtudes suficientes para nos livrarmos do Brasil e hoje somos escravos de Brasília, porque como diz o Hino Rio-grandense, “Povo que não tem virtude acaba por ser escravo”.
Mas com a força do nosso Povo iremos reescrever esta história em 2 de Outubro de 2016 onde no voto popular decidiremos sobre o futuro do Sul e do Brasil.
A liberdade de escolha é um direito garantido a cada um de nós.
Att.
Anidria Rocha

Nenhum comentário:
Write comentários

DEIXE AQUI SUA OPINIÃO, COMENTE:Sua sugestão nos ajudará a melhorar cada vez mais os conteúdos do Blog :)

Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter