domingo, 19 de abril de 2015

POR QUE ALGUNS AINDA TEM MEDO DE DIZER QUE SÃO SEPARATISTAS?

Posted by   on


Celso Deucher*
Na semana passada, logo depois das manifestações de 12 de abril, algumas pessoas aqui da minha cidade e até de cidades da região, vieram me confidenciar que fulano, sicrano e beltrano e até algumas lideranças da causa, haviam ficado com medo de abrir as faixas do Movimento O Sul é o Meu País em praça pública, temendo represálias. Fiquei estarrecido e confesso que me deu vontade de ligar para estas pessoas para ver o que de fato aconteceu. Afinal, não estava entrando na minha cabeça que em pleno 2015 ainda tínhamos em nosso meio, pessoas com medo de pensar e manifestar o que pensam. Mas, preferi não fazer nada. Afinal, seja qual for o motivo, tenho mais é que respeitar a vontade pessoal de cada um. Ai reside a grandeza da liberdade, pois cada um é um e deve ser respeitado na sua individualidade.
Mas, a interrogação permanece até hoje e ainda estou tentando entender o que se passa na cabeça de alguns compatriotas para continuar com medo de defender nossa causa e de expor nossos símbolos em público. Afinal represália de quem? Do governo? Das pessoas? Quem poderia nos repreender por pensarmos e nos organizarmos para defendermos o que pensamos? Ou seria medo de debater a proposta sem ainda um conhecimento mais profundo? Afinal do que temos medo?
Uma coisa é certa, todos aqueles que até hoje foram as ruas e sentiram a calorosa acolhida que o Povo Sulista tem dispensado as nossas ideias já perderam o medo. Afinal, nunca as pessoas desejaram tanto ver-nos na rua e poder fazer contato conosco, debater a proposta no “téti-a-téti”, como se diz no popular. Não sei se já aconteceu com você leitor separatista, mas comigo acontece diariamente de ser parado na rua por ter um adesivo no meu carro. Todo mundo quer um adesivo para também colocar no seu. A própria polícia já parou minha esposa e depois a mim também, pedindo “onde poderia encontrar os adesivos”.
Ora, se basta estar com um adesivo no carro para que as pessoas parem você no trânsito para pedir um também, significa que a proposta vai muito bem, não é? Mas não para por ai... Basta abrir uma faixa em praça pública com o nome do Movimento que em minutos, dezenas de pessoas se aglutinam ao redor em apoio a proposta. Basta vestir uma camiseta do Movimento que todo mundo quer saber onde encontrar uma para si... Então onde reside este medo de mostrar que é do Movimento e que defende esta proposta? Teria uma explicação para este fenômeno?
Compatriotas, o primeiro inimigo a ser vencido é o medo de ser quem nós somos, pensar o que pensamos e defender o que defendemos. Vencer o medo é o primeiro passo para nossa libertação. Todos os outros passos certamente virão com naturalidade e a seu tempo. Busque conhecimento, leia nossos documentos oficiais, pois neles estão praticamente todas as respostas que você precisa saber sobre a causa que defendemos. Isso certamente vai lhe dar mais segurança na hora de ir as ruas. Se ainda permanecerem as dúvidas, procure uma liderança do movimento mais próxima, um líder mais antigo, uma fonte segura de informação. Mas não deixe jamais que o medo lhe vença na hora de dizer que "O Sul é o Nosso País".
*O autor é ex presidente do Movimento O Sul é o Meu País e Secretário geral do Gesul.

Nenhum comentário:
Write comentários

DEIXE AQUI SUA OPINIÃO, COMENTE:Sua sugestão nos ajudará a melhorar cada vez mais os conteúdos do Blog :)

Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter