Com a queda de temperatura e as estações frias se aproximando, as araucárias começam a amadurecer as pinhas e a retirada do pinhão torna-se um momento muito aguardado pelos apreciadores. A portaria nº 046/2015 do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) apresenta normas e instruções para a colheita e a comercialização do fruto para evitar ações agressivas à araucária, símbolo do Paraná.
Entre as principais recomendações, a portaria proíbe a comercialização da pinha verde, já que nestas condições o consumo do fruto pode ser prejudicial à saúde. A pessoa que for flagrada vendendo, transportando ou armazenando o fruto antes do dia 1º de abril está sujeita a responder um processo administrativo que pode acarretar em de R$ 300,00 para cada 60 quilos da semente.
Segundo o chefe do IAP de Francisco Beltrão, Dirceu Abatti, o instituto tem trabalhado com a orientação para evitar a extinção da espécie. "Obviamente nesta época mais fria as pessoas tem o hábito de buscar o pinhão e a nossa função é ter o controle e persistir na busca deste equilíbrio dentro do contexto ambiental, evitando também o abate das árvores nativas", disse.
O abate dos pinheiros nativos adultos com pinhas também está proibido no período de abril a junho, com exceção de abates que tenham a devida autorização do IAP por apresentarem riscos de queda ou obstrução a materiais de utilização pública.
(Fonte: PPnews)
terça-feira, 22 de março de 2016
Colheita do pinhão será permitida a partir de 1º de abril
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Write comentáriosDEIXE AQUI SUA OPINIÃO, COMENTE:Sua sugestão nos ajudará a melhorar cada vez mais os conteúdos do Blog :)