terça-feira, 19 de maio de 2015

Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi lançada

Posted by   on

Foi lançada na manhã desta segunda-feira, 18, no gabinete do prefeito de Chopinzinho, Rogério Masetto, a Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “Neste ano, estamos inovando com uma campanha pensada para atingir nosso público alvo nas escolas, local onde muitas vezes elas sentem-se seguras para compartilhar situações do seu dia a dia. A campanha de orientação e acolhimento às crianças que se encontram em situação de risco, tem o objetivo de auxiliar na identificação dos casos de abusos e de violência, reforçando o trabalho desenvolvido pela rede de apoio à criança. O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, a equipe da Secretaria de Assistência Social e o Conselho Tutelar estão de parabéns pela iniciativa”, comentou o prefeito.
Para reforçar luta contra a violência sexual infanto-juvenil as entidades da rede de enfrentamento contam com o reforço da Secretaria Municipal de Educação que irá intermediar as ações da campanha diretamente nas escolas. “Esta iniciativa vai envolver professores e alunos, que irão tratar o tema em sala de aula. A campanha irá culminar na realização de concurso que irá premiar os melhores trabalhos dos professores e alunos”, explicou o secretário de Educação, Ivo Patel.
A secretária de Assistência Social, Eliana Piaia, lembrou que a questão do abuso em crianças e adolescentes é um assunto velado pouco discutido pela sociedade e que precisa, não apenas no dia de combate, mas em todo os momentos ser debatido. “Precisamos estar sempre atentos as nossas crianças, discutindo o assunto e denunciando sempre que necessário casos de violência e abuso”, disse.
Violência e abuso sexual
“No ano passado atendemos a 15 casos de abuso de menores, grande parte das ocorrências chegaram ao conhecimento do Conselho Tutelar através de denúncia, porém sabemos que esse índice é muito maior”, destacou a presidente do Conselho Tutelar, Adriana Tibes.
A assistente social do município e membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ana Cláudia de Camargo, complementou explicando que muitos casos de abuso sexual contra menores ficam ocultos principalmente, porque grande parte da violência e do abuso acontece dentro de casa. “Na grande maioria das vezes o agressor é um parente próximo ou amigo intimo da família, por isso é tão importante o trabalho desenvolvido pela rede de apoio juntamente com a sociedade civil organizada”, disse.
A identidade de quem denúncia à violação de direitos contra crianças e adolescentes é preservada. O Disque 100 é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia. A população pode denunciar também através do número do Conselho Tutelar (46) 3242 1087 ou falando diretamente com o telefone de plantão (46) 84013531.


 
Visualizar o anexo DSC_0014.JPG

Nenhum comentário:
Write comentários

DEIXE AQUI SUA OPINIÃO, COMENTE:Sua sugestão nos ajudará a melhorar cada vez mais os conteúdos do Blog :)

Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter